30 March 2008

Pensamento do dia

"The mind is like a parachute. It doesn’t work unless it’s open"

Abriu-se a mente...e o para-quedas! :)



4000m de altitude, 10 graus negativos, a porta do avião abriu-se e seguiram-se cerca de 50 segundos, a 200 kms/hora, em queda liiiiiiiiiiiiiiiiivre
Amazing!! :)

21 March 2008

Páscoa em Zebrzydowice!!

As verdadeiras tradições polacas serão vividas este fim-de-semana em Zebras-dowice. Depois conto como foi...
Até lá, boa Páscoa!!

....

Partimos cedinho no Sábado rumo a Zebrzydowice! A tradição Silesiana manda que a primeira refeição desse dia se faça só depois de voltar da igreja...e assim foi! Mortos de fome lá chegamos a casa da Babcia (Avó) Ignacek.
Cada família prepara um cesto com ovos, pão, sal, carne, etc que é depois levado até à igreja para ser benzido. Esse mesmo cesto constitui a primeira refeição do dia e é repartido por toda a família (que este ano só tinha mais 4 à mesa!)

Depois de um almoço farto, fomos dar umas voltinhas pelas redondezas, nada mais, nada menos que a República Checa. Com alguma ginástica podemos ter um pé em Cieszyn (PL) e outro em Cesky Tesin (CZ). Não é por acaso que os Silesianos orgulhosamente a descrevem como a maior cidade da Polónia já que não cabe num só país...

Já depois do merecido descanso em Katowice, voltamos no Domingo a casa da Babcia, que já tinha um frasco de Bigos preparado para a sua nova neta Ania!
Comemos, comemos, comemos, falamos polaco como uns verdadeiros nativos, fechamos a refeição com um belo Vinho do Porto e rumamos às montanhas para o último passeio Pascoal.


Wesoły świat Família Ignacek! Foram encantadores...

Chegou a Primavera!


Qualquer semelhança com o post de 21 de Março de 2007 é pura...realidade!!!

13 March 2008

Suicisses?!?

Deverá o Polaquices mudar de nome agora que chega ao fim esta aventura por terras polacas?

Depois de 2 anos pelo centro-leste europeu vou rumar à Suiça, esse enclave non-EU, populado de bancos, de regras...e de portugueses! Mas sobre a Suiça outros posts seguirão. Quero, por agora, despedir-me de Cracóvia.

Cracóvia é uma cidade que lentamente nos envolve e nos deixa rendidos à sua autenticidade, história, à sua alma. Vivem-se dias bons e maus por aqui, talvez como em qualquer parte do Mundo, mas nessa qualquer parte do Mundo não encontramos o fabuloso bairro de Kazimierz, as noitadas do Kitsh, o café do Mleczarnia, as salas de cinema do Pod Baranami, a szarlotka do Provincja, o mojito do Pergamin, não vamos a Parapetówkas, não acordamos envolvidos num manto branco de neve...
Nos dias maus, temos acidentes de carro, de ski, temos que correr para o eléctrico, temos frio, calor, escorregamos no gelo, temos que gesticular para que nos entendam, estamos longe, não temos paciência, nem inspiração para escrever no blog, nem RTP internacional...

Uma cidade invicta (como o meu Porto), que sobreviveu à guerra sem grandes danos, assim como eu sobrevivi a esta guerra privada de dois anos, a batalhar por um lugar num país que não é o meu. Sobrevivemos...as duas!
Vou ter saudades...