21 March 2008

Páscoa em Zebrzydowice!!

As verdadeiras tradições polacas serão vividas este fim-de-semana em Zebras-dowice. Depois conto como foi...
Até lá, boa Páscoa!!

....

Partimos cedinho no Sábado rumo a Zebrzydowice! A tradição Silesiana manda que a primeira refeição desse dia se faça só depois de voltar da igreja...e assim foi! Mortos de fome lá chegamos a casa da Babcia (Avó) Ignacek.
Cada família prepara um cesto com ovos, pão, sal, carne, etc que é depois levado até à igreja para ser benzido. Esse mesmo cesto constitui a primeira refeição do dia e é repartido por toda a família (que este ano só tinha mais 4 à mesa!)

Depois de um almoço farto, fomos dar umas voltinhas pelas redondezas, nada mais, nada menos que a República Checa. Com alguma ginástica podemos ter um pé em Cieszyn (PL) e outro em Cesky Tesin (CZ). Não é por acaso que os Silesianos orgulhosamente a descrevem como a maior cidade da Polónia já que não cabe num só país...

Já depois do merecido descanso em Katowice, voltamos no Domingo a casa da Babcia, que já tinha um frasco de Bigos preparado para a sua nova neta Ania!
Comemos, comemos, comemos, falamos polaco como uns verdadeiros nativos, fechamos a refeição com um belo Vinho do Porto e rumamos às montanhas para o último passeio Pascoal.


Wesoły świat Família Ignacek! Foram encantadores...

1 comment:

João R said...

Mto bem enquadrada Silva, ficaste no meio das avós... just kidding!!!
E quem vejo por perto da karolininha...?! é um AR accountant... ;)