13 March 2008

Suicisses?!?

Deverá o Polaquices mudar de nome agora que chega ao fim esta aventura por terras polacas?

Depois de 2 anos pelo centro-leste europeu vou rumar à Suiça, esse enclave non-EU, populado de bancos, de regras...e de portugueses! Mas sobre a Suiça outros posts seguirão. Quero, por agora, despedir-me de Cracóvia.

Cracóvia é uma cidade que lentamente nos envolve e nos deixa rendidos à sua autenticidade, história, à sua alma. Vivem-se dias bons e maus por aqui, talvez como em qualquer parte do Mundo, mas nessa qualquer parte do Mundo não encontramos o fabuloso bairro de Kazimierz, as noitadas do Kitsh, o café do Mleczarnia, as salas de cinema do Pod Baranami, a szarlotka do Provincja, o mojito do Pergamin, não vamos a Parapetówkas, não acordamos envolvidos num manto branco de neve...
Nos dias maus, temos acidentes de carro, de ski, temos que correr para o eléctrico, temos frio, calor, escorregamos no gelo, temos que gesticular para que nos entendam, estamos longe, não temos paciência, nem inspiração para escrever no blog, nem RTP internacional...

Uma cidade invicta (como o meu Porto), que sobreviveu à guerra sem grandes danos, assim como eu sobrevivi a esta guerra privada de dois anos, a batalhar por um lugar num país que não é o meu. Sobrevivemos...as duas!
Vou ter saudades...

8 comments:

João R said...

Sem dúvida que é na altura da saída, que se sente como "A" Cracóvia é uma cidade fantástica, com tudo aquilo que enumeraste e ainda o chocolate quente, mais do que espesso, do "nowa provincja"...
É caso para dizer, Cracóvia tem mais encanto...na hora da despedida!!
Bjs, João.
PS - Suicisses parece nome de yogurt... ;P

Fern#o said...

Confesso que abri o teu blog precisamente a pensar como farias agora em relação ao nome do mesmo! E aliás na altura em que escolhi o nome do meu blog não pus nada referente à Polónia precisamente para não ter este problema um dia destes (já daqui a 3 semanas...). Cracóvia vai deixar muitas saudades sem dúvida. Chegamos os 2 no mesmo dia, e passados 2 anos 1 mês e qualquer coisa vamos os 2 embora com 3 dias de diferença! Fiz muitas e boas amizades aqui e nesta altura é com alegria que te incluo nelas!
Um grande beijinho:)
Fernão

Fern#o said...

Ah, e boa sorte para a Suiça! De certeza que te vais adaptar bem!
Já agora, e em relação ao nome do blog, porque não "Anisses"? ;p

Anonymous said...

Ola Ana!
Achei fantastica a maneira como descreves a experiencia em Cracovia. Revejo-me nas tuas palavras, Cracovia e uma cidade espectacular e no meu caso dou-lhe mais valor desde que sai. Fomos bem recebidos, sentimo-nos especiais e divertimo-nos. As saudades vao ser mais que muitas, porque Cracovia e unica. Boa Sorte na Suica e vai mandando noticias. Jinhos. Renato.

Anonymous said...

Renato, mando já uma notícia: vou visitar-te lá para Maio com a Szymaszek, pode ser?:) bjs

Ganças said...

Texto lindo. Fizeste-me suspirar. Não vás já...
:)

Anonymous said...

Força miúda. Em 2 anos não te fui visitar na Polónia, espero conseguir fazer-te a visita na Suíça. A ver vamos.
Boa Sorte!
Que tal este nome:
"Fonduezisses" (parece que têm uns Fondues óptimos por lá)
Bjos
Toni

Anonymous said...

Suissinha...