15 June 2008

…bo liczy sie sport i dobra zabawa! / … because only sport and good fun counts!


Esta é a frase que se pode ler no autocarro da seleccção polaca e que parece espelhar na perfeição a forma como os polacos vivem o futebol.

É, sem dúvida, uma boa abordagem para uma equipa que, em princípio, não teria grandes aspirações neste torneio, mas que na prática se traduz numa forma estranha de ver futebol.

Na "Praça Sony" que montaram em Lausanne - e onde tenho ido assistir a grande parte dos jogos - estava um número razoável de barulhentos polacos a assistir ao Polónia - Áustria da passada quinta-feira.

A certa altura achei que não estávamos a ver o mesmo jogo! Enquanto a tímida selecção austríaca praticamente esmagava a Polónia, os adeptos polacos festejavam não sei muito bem o quê...
Faziam mais barulho do que os gaziliões de portugueses em dias de jogo da selecção lusa.

A situação mais caricata deu-se quando, num livre perigoso para a Áustria a uns escassos metros da baliza polaca, e quando o marcador indicava um "sortudo" e injusto 1-0 para a Polónia, os adeptos polacos cantavam em uníssono: "Jeszcze jeden! Jeszcze jeden! (*)

(*) Só mais um! Só mais um!

E viva a festa do desporto!! :)

2 comments:

Anonymous said...

Ah! Ah! Ah!

As reações ao Polónia-Áustria que vi na Carcóvia foram iguazinhas! :-)

O autocarro português é o mais lindo: é movido a vontade de vencer!

Anonymous said...

Pois é Tiagowski, ao preço que a GALP colocou gasóleo por terras lusas, tem mesmo que ser movido a "vontade de vencer". Quem já viu o anuncio na TV, pode reparar que o Autocarro é empurrado desde que sai de Lisboa até chegar á Suiça.
Temos que poupar meus caros...

toni